Espetáculo FIM retorna com apresentações gratuitas no Gama e em Taguatinga
Depois de atrair grande público e repercussão positiva no CCBB Brasília, o espetáculo FIM inicia uma nova circulação pelo Distrito Federal. A montagem de dança-teatro, dirigida por Juana Rondon, chega agora ao IFB Gama nos dias 26, às 10h30, e 27 de novembro, às 15h30 e 19h30. Todas as sessões são abertas ao público, com entrada franca e seguidas de um bate-papo com a equipe. E depois segue para o Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte (3 e 4 de dezembro), em sessões fechadas para os estudantes. No palco, mantém a proposta de instigar o público a refletir sobre o colapso do planeta, do corpo e das relações humanas.
Inspirado no livro Ideias para Adiar o Fim do Mundo, de Ailton Krenak, FIM combina dança, teatro físico e dramaturgia do movimento para abordar a repetição exaustiva do cotidiano, o acúmulo de lixo, a ansiedade que oprime e o isolamento que distancia. A cada sessão, o espetáculo se transforma: o desfecho muda, criando finais alternativos que expandem a experiência e convidam o público a revisitar suas próprias percepções sobre começo, meio e fim.
“Ao falar sobre fim ou diversos fins de ciclos que temos na vida, não existe uma conclusão ou ponto final. O espetáculo apresenta recortes do mundo, de situações cotidianas. Dessa forma, temos quatro cenas que compõem o trabalho. E após propor uma reflexão sobre a trajetória de cada intérprete, construímos três solos que apresentam seu contexto, sua visão de mundo. Assim, cada apresentação tem um final diferente que leva o público a novos questionamentos”, afirma Juana Rondon.
Além das apresentações, O IFB será palco também de duas oficinas gratuitas. Na quarta-feira (26/11), a partir das 13h30, a oficina Jazz Dance e House Dance - as intersecções culturais e sociais será ministrada por Bárbara Campos e Romulo Santos. Já na quinta-feira (04/12), partir das 17h, é a vez da oficina Introdução à Cultura Ballroom, conduzida por Overall Princess Ciel Onijá. Ela apresentará fundamentos dessa expressão performática e política. A inscrição para ambas pode ser feira por meio do formulário.
NÚCLEO DE PESQUISA DA CENA – KOH: ARTE, CORPO E TEMPO
O espetáculo FIM é fruto de uma pesquisa desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa da Cena – KOH, fundado em 2017. O grupo atua na intersecção entre dança, teatro e tecnologia, explorando as relações entre corpo, sociedade e temporalidade. Ao longo dos anos, o KOH consolidou-se como um espaço de criação e investigação artística voltado a provocar experiências sensoriais e reflexivas sobre o mundo contemporâneo.
Em FIM, a pesquisa estética e filosófica do núcleo se manifesta em cada gesto: o figurino combina elementos naturais e resíduos têxteis em um exercício de upcycling, e a trilha sonora reúne artistas de diferentes linguagens, para mostrar ambientes e recortes diversos do mundo. Com destaque para a parceria com a artista indígena Raíssa Matos, que engrandeceu nossa primeira cena com seu som.
FICHA TÉCNICA
Idealização: Bárbara Campos e Juana Rondon
Direção e Dramaturgia: Juana Rondon
Elenco: André Araújo, Bárbara Campos, Laura Rondon, Mylena Edna, Romulo Santos
Coordenação de Produção: Kalebe Lizan
Assistente de Produção: Ciellen Selene
Figurino: Letícia Peregrino
Cenografia: Juana Rondon
Iluminação: Tauana Barros
Operador de Som: Vinícius Rocha
Trilha sonora: Raíssa Matos (Cena 1), Quizzik (Cena 2), Vinícius Rocha (Cena 3) e Paulo Lessa (Cena 4 – solo Bárbara Campos)
Fotografia: Diego Bressani
Design Gráfico: Carol Senna
Coordenação Administrativa: Daniel Rondon
Oficineiras: Bárbara Campos, Ciellen Selene, Juana Rondon e Romulo Santos
Intérprete de Libras: Maleta Cultural
Assessoria de Imprensa: Baú Comunicação Integrada
SERVIÇO
FIM
IFB Gama
Rodovia DF 480 Lote 1 - Ponte Alta Norte
Dias: 26 e 27 de novembro
Horários: Quarta, 26, 10h30. Quinta, 27, 15h30 e 19h30
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-fim---temporada-gama/3221421
Entrada franca
Classificação indicativa livre
Informações: @nucleodepesquisadacena
