domingo, 27 de dezembro de 2020

Foco Cia de Dança estreia o espetáculo Mamadook

Espetáculo de dança contemporânea abre 2021 com temas que abordam a ressignificação da mulher na contemporaneidade. Em cartaz no Cine Drive-in de Brasília.

A divindade guardada em cada mulher e o ambiente desrespeitoso onde a figura feminina é incansavelmente colocada serão temas do novo espetáculo da companhia brasiliense Foco Cia de Dança. Ensaiada em 2020, durante a pandemia, a obra de dança contemporânea Mamadook vai abrir o ano de 2021 em apresentação em vídeo no Cine Drive-in de Brasília (Centro Desportivo Presidente Médice – Asa Norte).  


A produção conta com coreografia do paulista Cesar Dias e estará em cartaz no dia 14 de janeiro, quinta-feira, em sessões às 19h30 e 21h30. Ingressos: R$ 40 o carro, podendo caber até quatro pessoas. Vendas pelo link: MAMADOOK - Foco Cia de Dança - 19h30 - Sympla. Não recomendado para menores de 16 anos.   

“Quis abordar a questão da antiguidade e da modernidade. Por meio de uma deusa pagã, vamos mostrar como a vida surgiu, sempre de uma mulher. Uma mulher que é fonte de luz, do saber, da existência humana”, destaca o coreógrafo Cesar Dias. 

A experiência, ora marcada pela solista, ora uma simbiose dos bailarinos em metáfora à simbiose da mulher com suas crias, poderá ser vivenciada nas sessões que mostrarão os bailarinos em formato cinema.  

“Nossa ideia é colocar a mulher na centralidade de tudo, porque ela tem que estar. Sei que é difícil, sendo homem, me colocar na posição do gênero feminino e de colocar isso em cena. Precisamos enaltecer essa mulher o tempo todo, afinal, ela é a geradora da vida”, explica Dias. 

Cesar é bailarino há mais de 20 anos e, desde 2015, atua como coreógrafo de renomadas companhias de dança de São Paulo e do Brasil.


Com direção de Renato Fernandes e produção da bailarina e também coreógrafa Naedly Franco, ambos fundadores da Foco Cia de Dança, Mamadook (nome criado por Cesar Dias em referência à mamute) chega aos palcos com um corpo de baile renomado, com coreografias  marcantes que apresentarão a ressignificação do feminino por meio da dança contemporânea. 

Mamadook conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF). Realização Foco Cia de Dança. 

Espetáculo enfatiza a força da mulher

Cenas e coreografias fortes, com uma trilha sonora, figurino e cenário também impactantes realçam a produção idealizada por Cesar Dias ainda em 2016. Mamadook vem de mamute. “Mas também pode fazer referência à mama da mulher”, interpreta a coreógrafa e produtora Naedly Franco. 

E é essa mulher e todo o feminino que a Foco Cia de Dança vai revelar por meio de um balé que dialoga com a antiguidade e também com a modernidade. 

“Vamos colocar a primeira mulher do mundo como sendo a mãe de todos nós. A deusa é nossa história e, na dança, ela é colocada sempre como o ponto inicial da humanidade”, ressalta Cesar Dias. 

Em 2017, o coreógrafo paulista descobriu a Foco Cia de Dança via Instagram. E foi de sua parceria com Renato Fernandes e Naedly Franco que a ideia se concretizará em 2021. 

“Achei incrível o trabalho da Foco e a forma como a equipe conduz suas coreografias. Foi quando procurei a companhia e, de forma sutil, por vídeos, fizemos uma audição e começamos a montar o espetáculo primeiramente via Zoom, depois em ensaios presenciais que vão dar origem ao que vocês poderão assistir no Drive-in, em primeira mão”, exclama, feliz. 


Fundada em 2014, a Foco Cia de Dança é uma companhia brasiliense que ficou reconhecida em todo o Brasil por sua direção, bailarinos e concepções únicas de espetáculo. Bailarina e protagonista de Mamadook, Bárbara Albuquerque fará a deusa pagã que terá momentos solos e também em conjunto. 

Naedly Franco, que também dança na peça, ressalta a importância de retratar a invisibilidade imposta à figura feminina na sociedade. “Mamadook tende a romper o emaranhado desrespeitoso no qual, incansavelmente, a figura feminina é colocada. Tenta também suscitar a poderosa divindade guardada em cada mulher, de forma que torne translúcida a mulher visceral e forte, a ser evidenciada e venerada”, explica Franco.  

Fundador da Cia e também diretor do espetáculo, Renato Fernandes acrescenta: “Mamadook está além de apenas mais uma produção da Foco Cia de Dança. A obra é também o resultado de muito empenho, o rompimento de muitas barreiras, dentre elas, a distância provocada pela pandemia“. 

Renato, em parceria com a produção, também prezou pela acessibilidade. O intérprete de libras Raphael dos Anjos fará a tradução da parte introdutória e falada do espetáculo. Haverá ainda caderno em braile. 

Veja o vídeo: https://www.youtube.com/embed/RQnMWl3D2Wo

FICHA TÉCNICA - Mamadook 

Direção: Renato Fernandes 

Coreografia: Cesar Dias 


Elenco: 

Bárbara Albuquerque 

Iago Gabriel 

Inara Ramos 

Luig Ernani 

Lívia Bennet 

Naedly Franco 

Poliana Araujo 

Renato Fernandes 


Produção: Naedly Franco

Coordenação Geral: Poliana Araujo

Coordenação Administrativa: CHANG Produções 

Iluminação: Marcelo Augusto 

Operador de som: Juana Miranda

Figurino: Bruno Ferraz 

Design Gráfico: Renato Fernandes 

Filmagem: Marcus Kin

Fotografia: Tayla retratos & Oneclip

Hairstylist: Hérica Fernandes 

Visagismo: Hailla Fernandes 

Assistente de palco: Brenneth Meireles 

Assistente de coreografia: Ana Paula Trevisan

Intérprete de libras: Raphael dos Anjos

Assessoria de imprensa: Baú Comunicação Integrada


Elenco de apoio: 

Clara Molina 

Vitor Hamamoto 



Apoio: 

Centro de Dança do DF

Escola de Dança Noara Beltrami 

Bailacci Academia de Danças 

678 Escola de Dança 

Backstage Dance Center 

Casa Criativa Foco 

Teatro Sesc Newton Rossi


Serviço:

 Mamadook

Local:  Cine Drive-in de Brasília (Centro Desportivo Presidente Médice – Asa Norte).  

Data: 14 de janeiro de 2021, quinta-feira

Horário:  19h30 e 21h30

 Ingressos: R$ 40, o carro, podendo caber até quatro pessoas

Vendas: MAMADOOK - Foco Cia de Dança - 19h30 - Sympla

 Não recomendado para menores de 16 anos   

Informações: Instagram: @focociadedanca

Acompanhe a Foco em: Foco Cia de Dança - YouTube


Todos os conteúdos aqui publicados têm como objetivo a divulgação dos clientes da Baú Comunicação Integrada, portanto, podem ser reproduzidos em jornais impressos, sites, blogs, televisões, rádios e demais veículos de comunicação sem aviso. Pedimos, contudo, que creditem os fotógrafos ao usar as imagens de divulgação. Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato conosco.

Clipping

A Baú Comunicação Integrada oferece aos seus clientes no final do contrato um clipping. Podemos dizer que o clipping é um processo que consiste no monitoramento constante de matérias jornalísticas, para que sejam coletadas aquelas que fazem menção a uma determinada empresa. Com essas informações devidamente organizadas, é possível elaborar relatórios que auxiliam a empresa a disseminar informações de forma mais planejada, além de serem fundamentais para toda a gestão da informação. Atualmente, as empresas que oferecem esse serviço disponibilizam uma ampla cobertura que pode ir desde os sites e jornais impressos até as rádios e os canais de televisão, isso sem contar no monitoramento de opiniões dos leitores nessas mídias. Dessa forma, é possível que a empresa tome conhecimento de qualquer tipo de veiculação relacionada a ela e acompanhe o desempenho das ações de seu assessor. Fonte: Vinicius Santos, do Dino Blog



Contato
Camila Rezende e Michel Toronaga
61 99333-0579 / 61 98185-8595
Brasília - DF