quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Inscrições abertas para o Filmaê - 1º Festival de Cinema Móvel de Brasília
“Um celular na mão e uma ideia na cabeça”. Parafraseando o visionário cineasta Glauber Rocha, um grupo de artistas e produtores audiovisuais de Brasília prova que é possível substituir a câmera tradicional pelo celular. Eles são responsáveis pela criação do Filmaê - 1º Festival de Cinema Móvel de Brasília, que ocupará o recém-inaugurado Espaço Cultural Renato Russo (W3 - 508 Sul), de 16 a 18 de novembro de 2018. O Festival, de âmbito nacional, é o primeiro neste formato a ser realizado na América Latina.


As inscrições para participar do Festival são gratuitas e já estão abertas em www.filmae.com.br até o dia 15 de outubro. Estudantes, aspirantes ao mercado dos YouTubers, jornalistas que querem fazer uma matéria especial pelo celular e todo o público, estrangeiro e brasileiro, que curte cinema e deseja produzir um filme de 1 a 10 minutos, terão uma porta aberta para mostrar seus talentos. O evento privilegia exclusivamente filmes  feitos por meio de dispositivos móveis, como smartphones, tablets ou câmeras de ação esportivas, como a GoPro.


Os participantes podem concorrer à mostra competitiva em novembro, com premiação para melhor filme de ficção, melhor documentário, melhor videoclipe, melhor  reportagem de mídia alternativa e melhor filme experimental. O festival premiará também o melhor filme na posição vertical, melhor filme de Brasília, melhor filme infanto-juvenil (de 8 a 12 anos) e melhor filme juvenil (de 13 a 17 anos). O Filmaê aposta na formação de público, habilitando seus participantes a escolherem seus filmes preferidos utilizando critérios técnicos e não apenas dentro da habitual categoria  “Melhor Filme Escolha Popular”. O festival abre espaço aos participantes refletirem sobre as categorias mais técnicas do cinema e a opinarem sobre elas. O público participante escolherá os filmes de sua preferência, dentre os finalistas, utilizando os critérios de julgamento de melhor direção, melhor interpretação, melhor roteiro, melhor fotografia, melhor edição e melhor filme escolha popular.
O festival, nos moldes do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, terá também mostra paralela, palestras, oficinas, debates e apresentações musicais.

“Queremos incentivar as pessoas a produzirem e mostrar que é possível, sim, adentrar-se no mercado cinematográfico com um celular na mão”, destaca o coordenador geral do festival, Fernando Campos. “Para garantir uma boa qualidade técnica utilizando o celular na captura das imagens e som, é preciso valer-se de alguns recursos técnicos para deixar o material mais profissional. Um microfone de lapela ou um boom instalado no próprio celular, tripé, iluminação, planejamento e um bom roteiro vão deixar estas produções mais atraentes”, sugere Fernando.

O Filmaê - 1º Festival de Cinema Móvel de Brasília é uma realização da empresa Memória Digital e da Secretaria do Distrito Federal com o patrocínio do FAC- Fundo de Apoio à Cultura.

Luz, celular, ação!
O Filmaê é um festival de cinema dos novos tempos, onde o trabalho duro, a qualidade narrativa e a originalidade da abordagem funcionam sem depender de grandes orçamentos ou das conexões com a indústria tradicional do cinema. O festival proporciona uma janela aberta a talentos cujo reconhecimento não seria possível dentro de uma produção cinematográfica convencional.


Com câmeras cada vez mais modernas, os smartphones ampliaram suas funções de comunicação. Hoje é possível produzir um filme profissional com celulares, tablets e câmeras de ação. E é a partir desta constatação que Fernando Campos, Guilherme Carvalho e Guilherme Pastana tiveram a ideia de criar o Filmaê - 1º Festival de Cinema Móvel de Brasília, do Brasil e da América Latina. Filmaê, como o próprio nome pede, chama o público para filmar.

No site www.filmae.com.br o público poderá informar-se sobre regulamentos, programação, premiações, espaço para inscrições dos filmes e acesso à votação popular etc.

A mostra competitiva selecionará 40 filmes do Brasil, de brasileiros que residam no exterior ou de estrangeiros que residam no Brasil há pelo menos dois anos. O festival também terá uma mostra internacional não-competitiva que reunirá exemplos expressivos de filmes produzidos com dispositivos móveis no mundo.


Oficinas e debates
O festival contará com quatro oficinas que pretendem mostrar ao público como é possível e divertido criar conteúdos audiovisuais de qualidade utilizando apenas o smartphone ou tablet. São elas: Oficina de produção audiovisual - técnicas de gravação com dispositivos móveis e a utilização de acessórios para smartphones e tablets;  Oficina de produção de músicas e trilhas sonoras a partir de smartphones e tablets; Edição de imagens, pós-produção e finalização em tablets e oficina de fotografia e filmagens com smartphones direcionada a participantes da terceira idade.
O Filmaê fará também uma reflexão sobre a utilização criativa dos dispositivos móveis nos dias de hoje. O painel Quarta Tela terá palestras e debates sobre temas como: Narrativas independentes. O jornalismo militante que utiliza o telefone como câmera e a conexão 4G como canal ao vivo, o uso de dispositivos móveis no jornalismo tradicional e sobre o uso de dispositivos móveis na infância.

Equipe
FERNANDO CAMPOS - Coordenador Geral 
GUILHERME CARVALHO - Produção Executiva 
GUILHERME PASTANA - Produção Executiva 
RODRIGO MAFRA - Programador Visual
MAURICÍO EUCLIDES DE LIME E BORGES - Designer Gráfico
LUDMILLA VALEJO - Coordenadora Administrativa 
CECÍLIA BARROSO - Curadora da Mostra Internacional
BAÚ COMUNICAÇÃO INTEGRADA - Assessoria de Imprensa

Serviço
Filmaê - 1º Festival de Cinema Móvel de Brasília De 16 a 18 de novembro
Local: Espaço Cultural Renato Russo (W3 - 508 Sul) Inscrições e informações: www.filmae.com.br  
Entrada e inscrições gratuitas

Todos os conteúdos aqui publicados têm como objetivo a divulgação dos clientes da Baú Comunicação Integrada, portanto, podem ser reproduzidos em jornais impressos, sites, blogs, televisões, rádios e demais veículos de comunicação sem aviso. Pedimos, contudo, que creditem os fotógrafos ao usar as imagens de divulgação. Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato conosco.

Clipping

A Baú Comunicação Integrada oferece aos seus clientes no final do contrato um clipping. Podemos dizer que o clipping é um processo que consiste no monitoramento constante de matérias jornalísticas, para que sejam coletadas aquelas que fazem menção a uma determinada empresa. Com essas informações devidamente organizadas, é possível elaborar relatórios que auxiliam a empresa a disseminar informações de forma mais planejada, além de serem fundamentais para toda a gestão da informação. Atualmente, as empresas que oferecem esse serviço disponibilizam uma ampla cobertura que pode ir desde os sites e jornais impressos até as rádios e os canais de televisão, isso sem contar no monitoramento de opiniões dos leitores nessas mídias. Dessa forma, é possível que a empresa tome conhecimento de qualquer tipo de veiculação relacionada a ela e acompanhe o desempenho das ações de seu assessor. Fonte: Vinicius Santos, do Dino Blog



Contato
Camila Rezende e Michel Toronaga
61 99333-0579 / 61 98185-8595
Brasília - DF