sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Projeto Entrecruzados dança por entre as artes e a tecnologia
As artes falam entre si, se comungam e se complementam. Não à toa, obras de arte banham-se na literatura, na música, na dança e em outras vertentes artísticas para dar seu recado final. Foi pensando nesta mistura, no avanço tecnológico e na inserção cada vez mais crescente da internet, que já há tempos se mescla com as artes, que as artistas Laura Virgínia e Luísa Lemos idealizaram o projeto Entrecruzados.

Como o nome sugere, Entrecruzados nasce do encontro entre as artes e a tecnologia. Resultado: o projeto dará origem a uma série de ensaios virtuais e a um evento presencial que será apresentado na cidade do Rio de Janeiro e na capital federal. Como pano de fundo, a montagem dialoga o que nos parece estrangeiro, global e nacional do multifacetado século 21.


Os ensaios virtuais acontecem via internet nos dias 11 e 18 de agosto, sempre aos sábados, às 13h, no link que estará disponível na página do projeto: www.entrecruzados.com.br.

Já o evento presencial estreará na cidade do Rio de Janeiro (RJ) no dia 30 de agosto, às 19h, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (R. José Higino, 115 - Tijuca, Rio de Janeiro). Em Brasília, o evento estará em cartaz no dia 1 de setembro, às 19h, no Centro de Dança do DF (SAN Quadra 1). A entrada é franca. Classificação livre para todos os públicos.

Dança, poesia, vídeo, fotografia, literatura, encenação, música e performance. No encontro entrecruzado todas estas artes terão vez. A dança terá como representantes de Brasília, Laura Virgínia e Soraia Silva, que vão se encontrar virtualmente e depois ao vivo na cidade do Rio de Janeiro com Mariana Pimentel. Juntas, elas realizarão solos baseados nos conceitos do transcontinental e do estrangeirismo, além de fazerem performances espelhadas em elementos da natureza.

“Da arte da dança surgem as provocações e as brechas aos discursos visuais e falados. E vamos nos emaranhando nestas artes. Afinal, terá um escritor e um filósofo que vão interferir ao vivo nas nossas performances. Assim como também dançaremos o que eles estão falando e escrevendo. E a cinegrafista performer Luísa Lemos nos acompanhará, gravando tudo ao vivo. Claro, com o olhar dela. É uma conexão”, destaca uma das idealizadoras do projeto, Laura Virgínia.

À frente das fotos e vídeos estará a brasiliense Luísa Lemos, outra idealizadora do projeto. Interferindo nas imagens e gestos poéticos, o filósofo Hilan Bensusan deixará suas conotações e percepções sobre as performances em improvisos baseados no que ele vê e sente.

O Entrecruzados contará ainda com a participação especial do escritor português Gonçalo M. Tavares. Ele virá de Lisboa para participar do projeto. Como contribuição,Tavares trará para a interação artística o livro O Atlas do Corpo e da Imaginação, de sua autoria. Junto com Hilan, o escritor participará, ainda, de uma coreografia do discurso. “O Hilan vai filosofar em um microfone. Já Gonçalo estará com a tela do computador projetada, escrevendo. As falas e as letras de ambos abrem possibilidades de interferência e entrecruzamentos na ação dançada. E vice-versa, já que a dança também vai sendo delineada a partir da interferência deles”, explica Laura Virgínia.

Entrecruzados é uma realização da Secretaria de Cultura do Distrito Federal com o patrocínio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura.

Conexão das artes
No palco e nas telas dos computadores, a arte estará em foco. O projeto Entrecruzados começará a ser desenhado em ensaios que serão transmitidos pela internet no site: www.entrecruzados.com.br. Os ensaios, também chamados de videoconferências, serão dias 11 e 18 de agosto.

“E para quem não conseguir assistir à transmissão ao vivo, a videoconferência vai ficar disponível no canal do Youtube e no site, para o acesso de todos. Este projeto sai da internet para os palcos e volta dos palcos para a internet, já que no final de tudo vamos produzir um catálogo com audiodescrição que será disponibilizado também no nosso canal na internet e no site”, antecipa Laura Virgínia, orgulhosa por promover a acessibilidade.

E é deste emaranhado virtual /real que nasce a história que será escrita na hora. As imagens também ganham força, seja na dança, seja no livro O Atlas do Corpo e da Imaginação, de Gonçalo M. Tavares. O livro discorre sobre os estados que o corpo pode absorver da imaginação, incorporando esta subjetividade que será impulsionada pelos movimentos das coreógrafas.

“É um projeto que vem do desejo cada vez mais latente dos artistas contemporâneos de deixar rastros e ecos de seus processos criativos”, conclui Virgínia.

Serviço
Entrecruzados
30 de agosto – No Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (R. José Higino, 115 - Tijuca, Rio de Janeiro)
Horário: 19h

1 de setembro– No Centro de Dança do DF (SAN Quadra 1)
Horário: 19h
Entrada franca
Informações: www.entrecruzados.com.br
Classificação livre

Todos os conteúdos aqui publicados têm como objetivo a divulgação dos clientes da Baú Comunicação Integrada, portanto, podem ser reproduzidos em jornais impressos, sites, blogs, televisões, rádios e demais veículos de comunicação sem aviso. Pedimos, contudo, que creditem os fotógrafos ao usar as imagens de divulgação. Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato conosco.

Clipping

A Baú Comunicação Integrada oferece aos seus clientes no final do contrato um clipping. Podemos dizer que o clipping é um processo que consiste no monitoramento constante de matérias jornalísticas, para que sejam coletadas aquelas que fazem menção a uma determinada empresa. Com essas informações devidamente organizadas, é possível elaborar relatórios que auxiliam a empresa a disseminar informações de forma mais planejada, além de serem fundamentais para toda a gestão da informação. Atualmente, as empresas que oferecem esse serviço disponibilizam uma ampla cobertura que pode ir desde os sites e jornais impressos até as rádios e os canais de televisão, isso sem contar no monitoramento de opiniões dos leitores nessas mídias. Dessa forma, é possível que a empresa tome conhecimento de qualquer tipo de veiculação relacionada a ela e acompanhe o desempenho das ações de seu assessor. Fonte: Vinicius Santos, do Dino Blog



Contato
Camila Rezende e Michel Toronaga
61 99333-0579 / 61 98185-8595
Brasília - DF