quarta-feira, 2 de maio de 2018

Paulo Lessa lança álbum inédito na Casa Thomas Jefferson
Após lançar na internet os clipes Ficou um Pedaço de Mim e As Melhores Coisas que Há, o cantor, multi-instrumentista e compositor Paulo Lessa se prepara para apresentar seu álbum inédito:Lado Alado. O show terá única apresentação no dia 18 de maio (sexta-feira), às 20h, no CTJ Hall - Casa Thomas Jefferson da Asa Sul (706/906 Sul). A entrada é gratuita.

Foram dois anos de imersão e um revezamento entre estúdios de Brasília e São Paulo para concluir o disco, que chega com uma mistura de rock progressivo com a nova música popular brasileira. Capixaba radicado em Brasília, o responsável pelas composições e também cantor e instrumentista se espelhou na sua capital federal e na Chapada dos Veadeiros, seu refúgio, para dar vida às poéticas letras de Lado Alado. “Em Ficou um Pedaço de Mim, por exemplo, o clipe mostra bem a capital e a Chapada (dos Veadeiros). Já As Melhores Coisas que Há foi uma canção inspirada nas tonalidades do belo céu de Brasília. É uma música contemplativa”, destaca Lessa.


As letras do disco remetem ainda à relações – em suas múltiplas formas – e aos voos que as pessoas podem alcançar com os aprendizados em cima das mesmas. Sejam estas relações com o outro ou com a natureza. O trocadilho de Lado Alado serve para lado a lado, no sentido de relações e parcerias, e alado, no sentido de alçar voos. 

Fotos: Célio Maciel
O compositor destaca também em seu som a importância da escuta e da reflexão que os encontros podem ocasionar. As músicas abordam a observação, análise e processamento conectados às formas de sentir, pensar e agir na relação com o mundo à nossa volta, visando o aprimoramento pessoal através de mais profundidade no autoconhecimento. 

As canções marcadas pela riqueza rítmica e harmônica do violão do artista ganham ainda texturas distintas e se ampliam em profundidade através dos arranjos escritos para a formação presente no disco. Contrapontos e atmosferas criados pela instrumentação potencializam e carregam sentimentos e uma poesia aberta à diversidade de sentidos que a palavra pode expressar na busca do poder transformador proveniente da combinação entre música e poesia, através das distintas conexões que o ser humano é capaz de realizar com a arte.

Formação para o show
Todas as 10 faixas do CD serão tocadas junto com a banda do artista, que conta com flauta e bandolim para incrementar o som. No palco, Lessa estará acompanhado de Cid Moraes (baixo), João Baptista (violão, guitarra e bandolim), Mariano Toniatti (percussão), Rafael Bacellar (piano e teclado) e Stive Marta (bateria). As musicistas Dara Alencar (voz e violão) e Diana Mota (flauta) farão participação especial.  “Meu disco sintetiza esta parceria com amigos de estrada, de música. São anos de convivência. O álbum vai mostrar esta sonoridade única, fruto de um amadurecimento em conjunto”, coloca Paulo.

A apresentação ainda deve incluir canções surpresa.Lado Alado será vendido no dia do evento por R$ 20 ou pelo site: www.paulolessa.com. Quem quiser entrar em contato para shows ou também solicitar o álbum pode mandar e-mail para contato@paulolessa.com. A produção do disco foi feita no estúdio próprio do artista, o Zero dB. 


A carreira de Paulo Lessa 
Paulo Lessa graduou-se em Música pela Universidade de Brasília, em 2016, e é formado como Técnico de Som pelo CAM (Colégio de Aprendizagem Moderna) de Brasília, em 2010. O músico iniciou os estudos de violão e guitarra aos nove anos de idade. No mesmo ano, 1998, ele mudou-se de Vitória (ES) para Brasília. 

Em 2005, começou a escrever canções (arranjos e letras). Em 2006 a 2010, estudou sozinho gaita, quando começou os estudos com o gaitista brasiliense Engels Espiritos. Estudou, ainda, canto com Filipe Lima e Alexei Alves. Na sua formação de repertório, o artista contou com grandes nomes da música brasileira para a evolução do aprendizado no violão e na guitarra, como Lula Galvão, Ricardo Silveira e Alessandro Borges.

Desde 2009, Paulo Lessa vem trabalhando com trilhas sonoras e sonoplastia para teatro. Realizou a composição, execução e direção musical de duas trilhas sonoras originais da Cia 2tempoS de Teatro: “Bang! Bang! Você Morreu!” (2009) e “Amatores em Cena” (2010).


Em 2011, ele fundou o Estúdio Zero dB, em Brasília, onde desenvolve trabalhos como produtor musical. Em tal função, Paulo combina os seus conhecimentos de músico com os conhecimentos de profissional da área de áudio, atuando dentro dos projetos através da realização de Arranjos Musicais, Edição e Mixagem.

Ao longo dos anos no Estúdio Zero dB, ele atuou ao lado de músicos, artistas e produtores de relevância na cena musical brasileira como Leander Motta, Ney Conceição, Sizão Machado, Fernando Machado, Ademir Júnior, Paulinho do Trombone, Chris Dantas, Léo Galvão, Henrique Neto, George Costa, Jhoninha Medeiros, Daniel Moraes, banda Verônica Não Veio, Cesar Alencar, Junior Santiago, Raiz de Macaúba, dentre outros.


De janeiro de 2011 até dezembro de 2012, integrou o projeto de extensão “Diálogos Acadêmicos” na UnB, atuando no polo de extensão de Brazlândia como professor de violão para a comunidade. 
Entre 2011 e 2015, atuou como professor de violão e guitarra no Centro de Ensino Artístico Espaço Arte. A partir de janeiro de 2013, Lessa ingressou no Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília, sob orientação do prof. Dr Paulo Roberto Affonso Marins. Dentro do programa, ele realizou pesquisas na área de ensino de violão à distância, investigando tecnologias utilizadas para mediar esta modalidade de ensino de violão.

Paulo Lessa vem, ainda, se apresentando desde 2004. Já tocou nas principais casas de shows e bares da cidade, como Feitiço Mineiro, Quituart, Röschti Rock Restaurant, Cult 22 Rock Bar, Fulô do Sertão, Motobar RD-50, DolceBaccana, além de ter se apresentado em diversos eventos culturais de Brasília. Dentre eles, a Virada do Cerrado, Quinta Cultural, Vila Virada Cultural, Festival da Lagoa, Aniversário do Panteão da Pátria e da Liberdade. Agora, ele irá lançar o seu CD inédito Lado Alado. 

Serviço
Show de lançamento do álbum Lado Alado 
18/05 (sexta-feira), às 20h, no CTJ Hall - Casa Thomas Jefferson da Asa Sul (706/906 Sul)
Entrada franca
Não recomendado para menores de 12 anos. 
Informações: 3442-5501 ou contato@paulolessa.com

Todos os conteúdos aqui publicados têm como objetivo a divulgação dos clientes da Baú Comunicação Integrada, portanto, podem ser reproduzidos em jornais impressos, sites, blogs, televisões, rádios e demais veículos de comunicação sem aviso. Pedimos, contudo, que creditem os fotógrafos ao usar as imagens de divulgação. Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato conosco.

Clipping

A Baú Comunicação Integrada oferece aos seus clientes no final do contrato um clipping. Podemos dizer que o clipping é um processo que consiste no monitoramento constante de matérias jornalísticas, para que sejam coletadas aquelas que fazem menção a uma determinada empresa. Com essas informações devidamente organizadas, é possível elaborar relatórios que auxiliam a empresa a disseminar informações de forma mais planejada, além de serem fundamentais para toda a gestão da informação. Atualmente, as empresas que oferecem esse serviço disponibilizam uma ampla cobertura que pode ir desde os sites e jornais impressos até as rádios e os canais de televisão, isso sem contar no monitoramento de opiniões dos leitores nessas mídias. Dessa forma, é possível que a empresa tome conhecimento de qualquer tipo de veiculação relacionada a ela e acompanhe o desempenho das ações de seu assessor. Fonte: Vinicius Santos, do Dino Blog



Contato
Camila Rezende e Michel Toronaga
61 99333-0579 / 61 98185-8595
Brasília - DF