sexta-feira, 6 de abril de 2018

Musical brasiliense Maré Cheia estreia na Funarte
“Onde o céu respira, o dia nasce e traz um novo ciclo / Remos e tarrafas nas mãos / E essa orquestra de lutas / Quem rege é o mar / Acordes de dor e prazer/”. A música Em Algum Lugar do Mar fala sobre a imensidão do mar que banha os diversos litorais do Brasil e povoa o imaginário brasileiro. É este mar e sua relação com uma mulher que inspiraram o espetáculo inédito Maré Cheia.  

Oito atores em cena, banda, teatro, dança, música e poesia. Um verdadeiro mix inspirado no rock nacional, com direito, ainda, a elementos fantásticos. Formado por artistas brasilienses e assinado pela autora, diretora geral e atriz Gabriela Abreu, o musical Maré Cheia chega com todos estes ingredientes. A peça estará em cartaz nos dias 14 e 15 de abril, respectivamente sábado, às 20h; e no domingo, às 19h, na Sala Plínio Marcos do Complexo Cultural Funarte (Eixo Monumental). 


Do Plano Piloto, Maré Cheia segue para o Gama, com apresentação no dia 29 de abril, às 15h e às 19h, no Espaço Semente (6 SCE Centro Hoteleiro, 1). Logo após, para o Sesc Taguatinga (CNB 12 - Área Especial 2/3 - Taguatinga Norte), onde será apresentado nos dias 5 e 6 de maio, também às 20h e 19h, respectivamente. As últimas apresentaçõesestão marcadas no Sesc Ceilândia (QNN 27 - Área Especial S/N - Ceilândia Norte), nos dias 19 e 20 de maio, também às 20h e 19h. 

Maré Cheia é uma apresentação do grupo DeAraque – Iniciativas Teatrais e tem o patrocínio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e do FAC - Fundo de Apoio à Cultura. 

Fotos: Lucas Casado
É maré cheia 
Preconceito, medo do desconhecido, intolerância para com o próximo. Ainda, a missão de se encontrar e honrar quem se é. Todos estes temas permeiam o musical que se enquadra em um drama com pitadas de humor. 

Maré Cheia se passa em uma vila de pescadores em algum ponto afastado do litoral brasileiro. “Algum” porque a autora Gabriela Abreu deixa para o público a identificação de seu litoral. Não à toa, os diálogos são encenados sem sotaque. A peça não especifica apenas uma região, representando um pouco dos vários Brasis. 

Dentro desta vila mora a jovem Maria (Simone Mariano). Sua história é conduzida e recheada por versos e mitos. Mulher de passado misterioso, a protagonista possui uma forte ligação com o mar e vive as consequências desta relação que permeia o sobrenatural. Tudo começa quando seu companheiro, o pescador Tião (Áquila Silver), desaparece em meio a uma tempestade. 


Logo após, ela descobre em si um poder desconhecido que afetará sua vida e a vida da comunidade em que vive. “Temos personagens como uma pessoa de gênero fluido e a religiosa fervorosa. Outra personagem é mais sexualizada.E como não caracterizamos uma região em específico, os habitantes podem ser cariocas, pernambucanos...”, pontua Gabriela Abreu. A dramaturga não se pautou em uma história onde a mulher tem como base a sua relação amorosa. A peça reforça a busca pela própria identidade e pela força interior capaz de transformar e de superar obstáculos. 

Também atriz, Abreu interpreta a dona do armazém, Capitu. A personagem, transgênero, é humanizada e retratada sem ser caricata. “É uma pessoa comum, que vive ali como todos os outros, trabalha e se alimenta. Quebramos os estereótipos que a mídia acaba colocando nestes personagens”, destaca.

O musical tem o rock como pano de fundo. No total, serão apresentadas 14 músicas autorais assinadas pelo diretor musical, Rodrigo Karashima. A direção cênica fica nas mãos de Camila Meskell, que dirige o seu terceiro musical profissional e constrói em Maré Cheia uma encenação rica em momentos reflexivos, preenchidos com falas em versos e silêncios pontuais. Já o cenário e figurino realçam elementos da cultura regional brasileira, feitos com materiais recicláveis. A duração de Maré Cheia é de 1h50, com um intervalo de 15 minutos.

Ficha Técnica:
Direção Geral: Gabriela Abreu 
Direção Musical: Rodrigo Karashima
Direção Cênica: Camila Meskell
Assistente de direção cênica: Renata Bittencourt 
Preparador vocal: César Miranda 
Coreógrafa: Aleska Ferro 
Produção Executiva: Mateus de Medeiros 
Coordenação de Produção: Raquel Fernandes 
Assistente de Produção: Paula Hesketh
Elenco: Aleska Ferro, Áquila Silver, Gabriela Abreu, Loretta Martins, Ricardo Taveira, Rodrigo Issa, Rômulo Mendes, Simone Mariano, Thammi Oliver 
Cenografia e figurinos: Anna Noceti 
Iluminação: Ana Quintas
Realização: DeAraque Iniciativas Teatrais 
Trilha sonora: Rodrigo Karashima
Assessoria de imprensa: Baú Comunicação Integrada

Serviço: 
Maré Cheia
14 e 15 de abril - sábado, às 20h, e domingo, às 19h, na Sala Plínio Marcos do Complexo Cultural Funarte (Eixo Monumental).  Ingressos: R$ 10 (meia-entrada). Doadores de 1 Kg de alimento pagam meia. 

Maré Cheia
29 de abril – domingo, às 15 e às 19h, no Espaço Semente (6 SCE Centro Hoteleiro, 1 – Gama)
5 e 6 de maio -  Sábado, às 20h, e domingo, às 19h, no Sesc Taguatinga (CNB 12 - Área Especial 2/3 - Taguatinga Norte)
19 e 20 de maio – Sábado, às 20h, e domingo, às 19h, no Sesc Ceilândia (QNN 27 - Área Especial S/N - Ceilândia Norte)
Entrada franca. 
Informações: 2099-3080
Não recomendado para menores de 12 anos

Todos os conteúdos aqui publicados têm como objetivo a divulgação dos clientes da Baú Comunicação Integrada, portanto, podem ser reproduzidos em jornais impressos, sites, blogs, televisões, rádios e demais veículos de comunicação sem aviso. Pedimos, contudo, que creditem os fotógrafos ao usar as imagens de divulgação. Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato conosco.

Clipping

A Baú Comunicação Integrada oferece aos seus clientes no final do contrato um clipping. Podemos dizer que o clipping é um processo que consiste no monitoramento constante de matérias jornalísticas, para que sejam coletadas aquelas que fazem menção a uma determinada empresa. Com essas informações devidamente organizadas, é possível elaborar relatórios que auxiliam a empresa a disseminar informações de forma mais planejada, além de serem fundamentais para toda a gestão da informação. Atualmente, as empresas que oferecem esse serviço disponibilizam uma ampla cobertura que pode ir desde os sites e jornais impressos até as rádios e os canais de televisão, isso sem contar no monitoramento de opiniões dos leitores nessas mídias. Dessa forma, é possível que a empresa tome conhecimento de qualquer tipo de veiculação relacionada a ela e acompanhe o desempenho das ações de seu assessor. Fonte: Vinicius Santos, do Dino Blog



Contato
Camila Rezende e Michel Toronaga
61 99333-0579 / 61 98185-8595
Brasília - DF